TABELA DE VALORES: Serviços de Revisão

TABELA DE VALORES: Serviços de Revisão

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Novo Acordo Ortográfico sob uma ótica divertida



A plateia estaria a postos, aguardando o voo de sua imaginação através do espetáculo. Muitos casais haveria na plateia, e alguns homens se sentiriam pró-helênicos, pois desejariam defender outra raça que não somente a sua. A peça versaria sobre gênero e sexualidade, fazendo uma comparação entre homens e mulheres diante de situações amorosas. A maioria das pessoas que lá estariam para assistir ao teatro, gostariam de uma boa polêmica. 

A ideia seria a de que os espectadores pudessem sair do local mais humanizados e menos egoístas e autoritários. Para isso, os atores improvisariam cenas preexistentes da vida comum, sem pré-julgamentos. Entende?
Como um vácuo ritmado em que o indivíduo viesse a se peceber.

Claro que os atores com suas performances não encheriam linguiça, mas abordariam temas importantes e urgentes, sanando (ou tentando) as divergências entre os sexos. 

O texto do espetáculo foi re-escrito diversas vezes a fim de dar maior identidade realística à peça.

Dentre os itens que comporiam a peça, haveria um porta-retrato em que as personagens se lembrariam de momentos desprendidos de qualquer tipo de orgulho ou preconceito. Simbólico apenas, como um autorretrato.

Antes do início do espetáculo, todos seriam avisados de que não haveria "paras", ou seja, pausas, muito menos subsessões .  Na peça, também, três personagens muito curiosos permeariam o subconsciente coletivo da plateia: o K, o W e o Y, acrescentados à composição da história, agiriam como super-heróis, procurando resolver as guerras de gênios. 

Uma das mulheres representada em cena viveria em conflito pela sua feiura nata, herdada do nariz avantajado e dos olhos arregalados de seu pai turco. Coitada! Mas, ao final, sua fraqueza estaria resolvida pelo casamento.

Uma das personagens, bastante provocativa na peça, certamente incomodaria a plateia, devido ser anti-higiênica. Contudo, ela teria um ato heroico que mudaria os rumos da história.

Ah, e os ciúmes? Fator tão presente nas relações amorosas, claro que sim, ele estaria presente nas conversas das personagens. Inclusive, um dos casais hiper-requintados, faria questão de palpitar na vida alheia. 

Quase ao término do espetáculo, repentinamente, como em uma espécie de baiuca, todos os atores apareceriam em cena para pôr panos limpos e mornos nas confusões criadas por eles próprios.

No fim, como todas as plateias preveem em teatros improvisados, atores brincariam com alguns espectadores da plateia e sorteariam brindes significativos.

Vamos às explicações!

Tudo muito simples e assim é que deve ser, bastando saber uma palavra de cada regra para nunca mais esquecer.

  • Plateia / Ideia - quando nas palavras, a penúltima sílaba mais forte for éi / ói  o acento desaparece.
  • Voo - quando na mesma sílaba forem pronunciadas as duas vogais oo, o acento circunflexo ^ desaparece.
  • Pró / Pré pronunciados com intensidade em palavras compostas, o hífen permanece. Além do mais, no caso do texto, o prefixo está seguido da consoante h, então a regra é obrigatória.
  • O prefixo Pre - quando não pronunciado com força, fica sem o hífen, pode-se juntá-lo a outra palavra, sem problemas.
  • Linguiça -  não precisa colocar mais o trema em cima da vogal u. Exceto: palavras estrangeiras, ex: Bündchen.
  • Re-escrito - quando a primeira palavra terminar com uma vogal e a outra começar com vogal igual, o hífen deve permanecer entre elas.
  • Porta-retrato - continua com hífen porque é formado por verbo (porta - aquilo que guarda algo).
  • Autorretrato - o prefixo auto é seguido da consoante r, por isso o hífen desaparece e a consoante r é dobrada. Idem para quando a segunda palavra iniciar com a consoante s e a primeira terminar com vogal.
  • Para - verbo parar não precisa mais carregar o hífen, assim como pêlo (parte do corpo) e pelo (preposição). Não existe mais o acento diferencial nestes casos.
  • Subsessões - quando a primeira palavra terminar com consoante diferente da segunda, pode-se juntá-las.
  • K, W e Y - foram acrescentados ao alfabeto, agora são 26 letras.
  • Super-heróis - o prefixo super mantém sua independência sintática, assim como o substantivo ou adjetivo herói, dependendo do contexto na oração. O herói foi muito ágil. / Meu pai é meu herói.
  • Feiura / Baiuca - quando as vogais i/u pronunciadas separadamente, mas com força, aparecerem, o acento agudo deixa de existir.
  • Anti-higiênica- prefixos seguidos da consoante h carregam o hífen.
  • Hiper-requintados - quando a primeira palavra terminar com r ou consoante igual à segunda palavra, o hífen novamente aparece.
  • Pôr - é verbo, por isso permanece o acento diferencial para destacá-lo da preposição por. Ex: Preciso pôr minha agenda em dia. / Vá por aqui que é mais fácil.



Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário