TABELA DE VALORES: Serviços de Revisão

TABELA DE VALORES: Serviços de Revisão

sábado, 14 de setembro de 2013

Exemplos práticos de erros muito comuns em revistas, jornais, livros e artigos

Escritores não têm a obrigação de saber todas as regras da língua portuguesa, por isso existem os revisores de textos, os copidesques, que dão um toque final ao trabalho e à criatividade daqueles.

Só que, em muitas empresas de comunicação, onde se publicam notícias e informações, nestes materiais aparecem erros muito graves, não passando "batidos" aos olhos de um bom profissional que corrige textos. 

Perceba os mais comuns a seguir, assim você também ficará mais exigente ao ler uma matéria ou um texto, e, ao menos, saberá o que é certo. 

  • A questão da educação a distância não se trata de um caso afastado das políticas educacionais... O correto é "não é um caso de". Ou poderia ser: "Não se trata do afastamento..."
  • Chegou a vez das novas tecnologias de informação e comunicação favorecerem o compartilhamento de saberes. O correto é "de as novas tecnologias..." Pois não acontece contração da preposição de com o artigo a quando este faz parte do sujeito da oração.
  • Compareçam à Missa Solene Oficializada pelo Cardeal Dom Orani Tempesta na Catedral Metropolitana... O correto é "Oficiada" e não Oficializada.
  • Apesar de a empresa estar contratando, a diretoria, por hora, faz uma pausa no processo seletivo. O correto é "por ora".
  •  Naquele navio afundado dava a impressão de que algo pudesse submergir das profundezas e causar espanto. O que submerge desaparece das vistas; o correto é emergir (aparecer).
  • É fato que à medida em que as tecnologias de informação e comunicação se inovam a cada dia, mais ansiedade desperta... Quando se utiliza "à medida" não aparece a preposição em; Apenas quando se utiliza Na medida em que. Logo, o correto é "à medida que".

Gostou? Fique esperto(a)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário