TABELA DE VALORES: Serviços de Revisão

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sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Você, em suas correspondências, é assertivo?

Quero lhe situar antes de abordar sobre este assunto. Para começar, é preciso conceituar o que significa o termo correspondência. Esta palavra diz respeito a qualquer tipo de comunicação escrita entre as pessoas. Ocorre por meio de algum código e canal, sendo que o primeiro é a forma pela qual a mensagem é transmitida (letras, símbolos, cores, etc.), e o segundo é o meio por onde a mensagem chega ao destinatário (e-mail, por exemplo).

Se você for olhar no dicionário Aurélio qual sentido tem a palavra Assertividade, verá que é o mesmo que afirmação, afirmativa. Bom, já dá para ter noção de como podemos ser assertivos em nossas correspondências diárias, certo? Você deve estar pensando: "Claro, basta não ser negativo, não utilizar palavras negativas". Entretanto, saber só isso não é o suficiente. Porque, mesmo sendo positivo, ou, pelo menos, tentando o ser, às vezes ocorrem mal-entendidos, desmotivações, incertezas, que acarretam problemas na comunicação, na compreensão de nossas mensagens.

O contrário de uma comunicação assertiva é estar contido em um dado texto elementos que provoquem no leitor reações agressivas, passivas ou manipuláveis. Já que a mensagem escrita pelo emissor reflete o mesmo comportamento deste no receptor. 

Note abaixo alguns exemplos que não utilizam palavras negativas, mas podem passar uma mensagem inassertiva.

1) Prezado cliente,

Creio ser de extrema importância sua solicitação, visto já haver se passado uma semana desde que foi adquirido o plano de assinatura. Contudo, a fim de se respeitar o feriado comum a todos habitantes desta cidade, peço que aguarde retorno de seu pedido, em breve.

Atenciosamente,

Fulano de Tal
Supervisor de Operações.

Neste texto há lacunas e certa ironia, porque não há um posicionamento por parte da empresa prestadora de serviços e tampouco a devida importância é dada ao cliente. 

2)Cicrano,

Peço que revise quantas vezes for preciso o relatório de vendas deste mês para impedir trabalho desperdiçado. Você possui esta responsabilidade, na qual se vincula a validade de seu cargo.

Aguardo uma revisão bem mais cuidadosa.

Att

Beltrano de Tal
Coordenador de vendas.

Neste segundo exemplo, o texto é agressivo, um pouco ameaçador até. 
O resultado será um funcionário desmotivado, ansioso e raivoso.

Para ser assertivo em seus textos, você precisa utilizar da objetividade para expressar somente a atitude ou necessidade que deseje atingir por meio de outrem, não desperdiçando palavras ou deixando à mostra emoções ou sentimentos que são tão somente seus.
E evite sim, sempre que possível, expressões ou termos negativos, tais como "Sucessivamente venho avisar..." "Infelizmente informamos...", "Não recebi..." etc.

Até o próximo post!


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